domingo, 13 de maio de 2012

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E NO CEARÁ: O DESAFIO DA ARTICULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL



A Professora Doutora Francisca Rejane Bezerra Andrade faz uma análise do desafio da articulação do ensino médio com a educação profissional após o Decreto 5.154/2004.

http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/40.pdf

Planta animada das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará - Padrão MEC

Por esse vídeo é possível ter uma ideia da infra-estrutura das escolas que foram construídas no padrão MEC.





Deixem comentários...

Vídeo da Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará

Conheça o trabalho, a estrutura e os resultados das Escolas Estaduais de Educação Profissional no Ceará.







Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-zNJwzX8A2I

Sugestão de Site...



Este é o site da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Nele é possível entender melhor sobre o atual cenário da educação profissional no atual cenário brasileiro.

Visitem e deixem comentários com sua opinião.

http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=798&id=286&option=com_content&view=article

Objetivo do Blog

Sejam Bem Vindos!!!

Esse blog tem por finalidade o compartilhamento de informações sobre as Escolas Estaduais de Educação Profissional do estado do Ceará, em especial a EEEP Padre João Bosco de Lima, bem como a divulgação de experiências do cotidiano dessas escolas.

Aguardo a colaboração de todos.

Um abraço fraterno.

Educação Profissional Integrada nas escolas cearenses.




A Educação Profissional volta a ocupar espaço na agenda de políticas públicas do Brasil após anos de esquecimento e desvalorização. Ela passa a ser vista como colaboradora para o desenvolvimento da economia, como também para a diminuição das taxas de desemprego de nosso país.

Após a publicação do decreto 5.154 de 23 de Julho de 2004 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htma educação profissional pode ser oferecida em três modalidades:
1.    Integrada: quando o aluno egresso do ensino fundamental tem uma formação profissional aliada à formação geral do ensino médio e com matrícula única na mesma instituição de ensino;
2.    Concomitante: também oferecida aos egressos do ensino fundamental e que estejam cursando o ensino médio. Essa modalidade é oferecida na mesma instituição ou em instituições diferentes contanto com matrículas distintas;
3.    Subsequente: oferecida a quem já concluiu o ensino médio.

As Escolas Estaduais de Educação Profissional do estado do Cearáhttp://www.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=163&Itemid=260oferecem a educação profissional na modalidade integrada do currículo, onde os alunos tem a oportunidade de aprender uma profissional numa perspectiva dialógica de interação com o conhecimento geral acumulado ao longo da história.

É importante destacar que também nessas escolas há uma grande valorização da formação moral, ética e empreendedora dos jovens que são instigados a construir e alimentar um “Projeto de Vida” já desde o 1º ano do ensino médio integrado.

Referências

BRASIL. Presidência da República. Decreto 5.154 de 23 de Julho de 2004. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm




Site da EEEP Padre João Bosco de Lima

/http://www.escpejoaobosco.com.br/

Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará


O Governo do Estado mais uma vez sai na vanguarda, quando atende a um dispositivo legal instituído dia 16 de julho de 2008, que altera a lei de diretrizes e bases da educação propondo que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, das ciências e da tecnologia. Diversificar a oferta do Ensino Médio, visando sua articulação com a educação profissional e com a continuidade dos estudos, está entre os objetivos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Em 2008, foram criadas as primeiras 25 escolas de educação profissional. No ano de 2009, mais 26 unidades passaram a funcionar com essa nova sistemática e em 2010 oito novas escolas foram implantadas. Em 2011 já foram inauguradas 18 unidades escolares. Atualmente, mais de 35 mil jovens em todo o Ceará estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão, além das disciplinas comuns do ensino médio.

Nessas escolas, o currículo do ensino médio é integrado à área técnica, que se desenvolve em tempo integral, das 7 às 17 horas. Até agora, são ofertados 44 cursos técnicos (2008: Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho. 2009: Comércio, Edificações, Estética, Finanças, Produção de Moda, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura. 2010: Contabilidade, Secretariado, Administração, Hospedagem, Vestuário. 2011: Petróleo e Gás, Cerâmica, Química, Agronegócio, Carpintaria, Eletromecânica, Mecânica, Mineração, Transações Imobiliárias, Agropecuária, Vestuário, Logística, Fruticultura, Paisagismo, Agrimensura, Design de Interiores, Eventos, Eletrotécnica, Tecelagem, Secretaria Escolar, Nutrição e Dietética, Floricultura (Agricultura), Regência, Redes de Computadores, Manutenção Automotiva, Desenho da Construção Civil.

Além disso, os alunos também contam com um importante projeto nas Escolas Estaduais de Educação Profissional: o e-Jovem que tem como proposta integrar a Educação Profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Para isso, oferece formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação – (TIC), empreendedorismo e cooperativismo, possibilitando as condições de inserção no mundo de trabalho e geração de emprego e renda nas áreas mais carentes do Ceará. O projeto é destinado aos jovens concluintes do 3º ano e egressos do ensino médio, da rede pública estadual. 

Fonte: Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC
Disponível em: www.seduc.ce.gov.br